domingo, 8 de março de 2009

Watchmen - O Filme


Sempre que uma história em quadrinhos é levada para a tela do cinema, alguém aponta uma nova “melhor adaptação de gibis de todos os tempos”. Durante a década de 80 e 90, Superman - O Filme, de Richard Donner, ostentou esse título, que foi desafiado por longas-metragens do Batman, Homem-Aranha, X-Men, e mais recentemente, Homem de Ferro. Mas a partir de Sin City, algo realmente mudou. Já não falávamos mais de uma adaptação, mas sim, uma verdadeira conversão cinematográfica da obra. Diálogos, enquadramentos, cenografia, e vários outros elementos da HQ foram fielmente reproduzidos pela sétima arte. Watchmen - O Filme segue exatamente essa linha.

É uma escolha que facilita a aceitação do público fã de gibis, e que ressalta a qualidade da trama original. Zack Snyder, diretor de 300, também inspirado em quadrinhos, certamente teve isso em mente ao cuidar de Watchmen, um filme que era esperado há 20 anos. O longa é recheado de boas escolhas, da trilha sonora à composição do elenco, formado por atores menos conhecidos que defendem bem os papéis de super-heróis aposentados que entram em crise quando um dos membros do grupo é assassinado. As investigações vão revelar um plano absolutamente assombroso.

O gênio criativo por trás da história é o inglês Alan Moore, um dos maiores, senão o maior escritor de quadrinhos da atualidade. Watchmen é seu trabalho mais importante, além de ser uma referência dos quadrinhos modernos. Ele já teve outras obras adaptadas para as telonas, incluindo Do Inferno, com Johnny Depp, e A Liga Extraordinária, com Sean Connery. A julgar pela qualidade desse último, não é de admirar que Moore seja radicalmente contrário às adaptações dos seus gibis. Quem sabe, depois de Watchmen, ele fica menos insatisfeito.

Nota: 8,00 (de dez)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial