terça-feira, 10 de junho de 2008

A Experiência (2001)


Se você é do tipo que estranha qualquer filme que não seja falado em português ou inglês, aqui vai um bom motivo pra passar na locadora mais próxima e começar a rever seus conceitos. Na verdade, nem vai ser algo traumático. A Experiência é falado em alemão, mas é feito de um jeito absolutamente compatível com as produções que estamos acostumados a ver nos Multiplexes da vida.

A trama é baseada em fatos reais, com uma diferença que já começa na ambientação. Em vez dos EUA dos anos 70, a Alemanha dos anos 2000. Um grupo de homens é selecionado para um experimento psicológico no qual vão simular a convivência em uma prisão. Parte deles assumirá a função de guardas, enquanto os outros serão os detentos. E como aconteceu na famosa Experiência de Stanford, o que era pra ser uma simulação se desenvolve de forma trágica. À medida que o tempo passa, os guardas passam a submeter o grupo de cativos a torturas e humilhações brutais.

O expectador, como os presos, é submetido a uma crescente angústia claustrofóbica ao longo da projeção, com os cativos cada vez mais submissos e desesperados frente à violência com a qual são tratados. Filme correto, tenso, acima da média dos chamados filmes de prisão.

Nota: 7,0 (de dez)

Marcadores: ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

É uma das melhores críticas feitas sobre o filme que eu vi, você relata muito bem as questões envolvidas.

12 de maio de 2011 às 10:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial